Conhecida no Brasil como Matriz FOFA, ela mede as forças (S, strengths), fraquezas (W, de weakenesses) do negócio – fatores internos – assim como oportunidades (O, de opportunities) e ameaças (T, de threats) do macroambiente – fatores externos

O que é Análise SWOT

Conhecida no Brasil como Matriz FOFA, ela mede as forças (S, strengths), fraquezas (W, de weakenesses) do negócio – fatores internos – assim como oportunidades (O, de opportunities) e ameaças (T, de threats) do macroambiente – fatores externos.




Sob este cenário, as forças e fraquezas são determinadas pela posição atual da organização e relacionam-se, quase sempre, a fatores internos. Podemos estabelecer quase que um vínculo direto entre estas, e nossos indicadores de desempenho.

As oportunidades e ameaças constituem-se basicamente de antecipações de futuro (sejam motivados por políticas organizacionais, efeitos de economia a níveis locais, regionais, ou globais, variações cambiais), perfil de mercado, tendências de consumo, entre outros, que nortearão as oportunidades e ameaças que podem surgir a períodos adiante.

Por que a Análise SWOT é importante para o seu hotel ou pousada na crise

Em tempos incertos, a Matriz SWOT cai como uma luva para definir relações existentes entre os pontos fortes e fracos da propriedade com o que se verifica de mais importante no mercado, seja a nível local ou global. Nesse contexto, qualquer atitude seja ela estudada ou não, impacta e muito o hotel positivamente ou negativamente. Vale lembrar ainda que todos os empreendedores estão tendo que trabalhar com recursos limitados, então não dá para desperdiçar tempo, ou pior, dinheiro, investindo em ações infundadas.

Seus concorrentes estão trabalhando dia e noite nas melhores estratégias para continuar ativos no mercado, e o que você está fazendo? Lembre-se que, apesar de todas dificuldades que o setor está enfrentando, essa situação é temporária e as estratégias do seu hotel ou pousada devem estar devidamente adequadas para o período de retomada.

Para fazer isso de maneira assertiva, você deverá contar com processos eficientes, como é o caso da Análise SWOT. Com essa análise, é possível ter um diagnóstico detalhado do cenário atual do mercado, bem como a posição da concorrência com relação ao seu hotel ou pousada, o que o ajudará na tomada de decisão. Além disso, todos os dados levantados mostram as oportunidades e as situações ameaçadores que podem aparecer.

Abaixo segue dicas para ajudar você na elaboração da Matriz SWOT do seu negócio.

Afinal, como fazer a Análise do hotel ou pousada

Na verdade, não existem grandes segredos em como fazer uma análise SWOT. Aliás, ela foi criada em forma de matriz exatamente para facilitar sua elaboração e análise.

Para preencher cada item, é preciso realizar uma pesquisa e examinar diversos fatores internos e externos em que o seu hotel ou pousada está inserido a fim de obter o máximo de informações relevantes para preencher os 4 pontos da sua Matriz SWOT.

Veja a seguir o que colocar em cada um desses pontos:

Ambiente Interno

No ambiente interno, é necessário considerar as Forças e Fraquezas do seu hotel ou pousada.

Para isso, considere a demanda do mercado e as características dos concorrentes. O que o seu hotel já pode fazer muito bem e onde estão as suas limitações?

Forças:

Liste todos os fatores internos do seu hotel ou pousada que o destacam frente à concorrência, como por exemplo, os seus diferencias – sejam eles os seus serviços ou atendimento.

Exemplos: a localização, excelência no serviço prestado, boa reputação no mercado, fornecedores de primeira etc.

Fraquezas:

Assim como na etapa anterior, agora você deve listar os pontos fracos do seu hotel ou pousada. Essa é a hora de tirar a poeira debaixo do tapete e pontuar todas as deficiências, sejam elas na equipe, nos equipamentos ou na estratégia.

Exemplos: escassez de insumos, falta de recursos tecnológicos, problemas entre gestores e equipe, elevados custos nas operações etc.

Ambiente externo

Essa parte da Análise SOWT visa realizar o diagnóstico das oportunidades e ameaças fora do seu hotel ou pousada. Essas questões englobam fatores os quais o gestor ou empreendedor não tem controle, como é o caso dessa pandemia do Covid-19 que tem impactando pessoas e instituições. No setor hoteleiro, não foi diferente, e por isso, atualmente diversos hotéis e pousada ao redor do mundo encontram-se fechados.

Nesse sentido, com a identificação das oportunidades e ameaças deste novo cenário, o seu hotel ou pousada poderá se adaptar às mudanças externas com a flexibilidade necessária para atender às necessidades dos clientes, que certamente, estarão mais exigentes após esse período.

Oportunidades:

Neste momento, você deve analisar o mercado, compreender o que tem dado certo, quais são as tendências futuras, e com base nisso, identificar as melhores oportunidades para o seu hotel ou pousada, sejam elas de negócios, otimização de processos, treinamento de colaboradores, entre outras possibilidades.

Exemplos: os melhores canais de venda, os destinos turísticos mais requisitados, o perfil do hospede está mudando, a previsão de retomada para o segmento é muito positiva etc.

Ameaças:

Tão importante quanto enxergar oportunidades, é observar as ameaças externas ao seu hotel ou pousada.

Exemplos: impostos, sazonalidade, recessão econômica, mudanças tecnológicas, isolamento social etc.

6 dicas práticas para uma Análise SWOT hoteleira efetiva

Nos tópicos anteriores, explicamos a você o que é Análise SWOT e os itens os quais ela contempla. Mas só é possível extrair algo de bom desse processo a partir da forma que o você a utiliza e exatamente, por isso, vamos falar agora um pouco sobre os gatilhos necessários para transformar essa simples ferramenta num catalisador do processo de planejamento.

1. Mantenha o foco

Um dos primeiros erros dos administradores ao conduzir uma SWOT é realizar análises muito genéricas para tudo, fazendo sua pesquisa ficar vaga e pouco uteis para reais ações. Quando se fala em Análise SWOT, na verdade, se fala de Análises SWOT, onde se tem um diagnóstico segmentado onde cada uma tem uma combinação específica de produto ou mercado.

2. Realize uma ampla pesquisa dos concorrentes

Informações sobre concorrentes ajudam a manter o foco na Análise SWOT. E é importante que não se despreze nenhum concorrente, seja um rival atual ou que esteja despontando.

3. Examine as questões das Perspectiva do Hóspede

Todas as questões que surgirem na análise devem ser trabalhadas de acordo com a perspectiva do hóspede. Para começar, você pode fazer perguntas como estas:

O que os clientes pensam sobre nós?

O que os clientes pensam em nossa qualidade em relação aos concorrentes?
Em um ambiente de crise econômica, deve-se avaliar a situação a qual os hóspedes estão inseridos, muitos perderam empregos e restringiram seus gastos. Essa variação da visão do cliente e da empresa deve ser trabalhada para ser reduzida definindo uma orientação realista do ambiente.

4. Explore-a com as outras áreas funcionais

Um dos benefícios dessa ferramenta é que a informação por ela gerada pode ser compartilhada entre várias áreas do hotel ou da pousada, e isso deve fluir de forma que estimule a comunicação fora dos canais normais das áreas, para que gere um ambiente favorável à criatividade e inovação.

5. Separe os fatores externos dos fatores internos

É normal no meio da construção da análise confundir fatores externos com fatores internos. Para diferenciar uma força ou uma fraqueza de uma oportunidade ou ameaça basta fazer a seguinte pergunta: “Essa questão existiria se o seu hotel ou pousada não existisse? ”. Se a resposta for sim, a questão é externa, se não, é interna.

6. Faça as perguntas certas

É importante que você pense nas perguntas para conseguir identificar todos os pontos.

Ao final, você deverá contar com um número suficiente de INSIGHTS para preencher algumas páginas. Tão importante quanto anotar tudo é saber no que deve prestar mais atenção.

No fim, você deve ser capaz de formar uma matriz 2 x 2, que pode ser exibida em apenas uma página. Dois pontos devem ser considerados antes de definir as informações que serão filtradas: a importância do fator em questão e possibilidade real dele se concretizar.

Fonte: https://omnibees.com/blog/

Por Marco

Compartilhar

Deixe um Comentário